Portal de Saúde Pública

Introdução ao EpiInfo

Criar Programas para Analisar Dados

Download do manual

Ainda em ANALYSIS, a área inferior direita corresponde ao "Program Editor", onde se poderá criar programas. Estes programas não são mais que sequências de comandos, como por exemplo, os que acabámos de construir para a criação de novas variáveis. Se salvarmos um tal programa, poderemos em qualquer momento voltar a corrê-lo automaticamente, ou seja, poderemos recriar as mesmas variáveis provisórias.

Na área do "Program Editor" poderemos ver os últimos comandos que executámos. Neste caso, há comandos que não nos interessa salvar: por ex., o comando LIST que executámos anteriormente apenas para verificar que tudo estava a funcionar bem. Assim, o melhor será seleccioná-lo e deletá-lo. Posteriormente, salva-se o programa dando-se um nome - ex.: "Criação de novas variáveis" dentro do Project "Experiência". Agora, para verificar que tudo funciona, recomendo sair de ANALYSIS e voltar a entrar, ler a base de dados, abrir o programa e clicar em RUN. Finalmente, com o comando LIST verifique se as variáveis foram mesmo criadas.

Criar programas pode ser muito útil se queremos fazer a mesma análise estatística muitas vezes, como é a recriação frequente de novas variáveis provisórias ou quando queremos aplicar os mesmos testes em subgrupos diferentes da amostra, nomeadamente para cada sexo ou grupo etário, social, etc.

Índice

Apresentação do programa

Criar uma base de dados

Introduzir dados

Criar e modificar variáveis numa base dados já existente

Efectuar análises estatísticas

Compreender os resultados estatísticos

Bibliografia

© António Paula Brito de Pina, 2006