Portal de Saúde Pública

Introdução ao EpiInfo

Criar uma Base de Dados

Download do manual

Uma base de dados no EpiInfo é um "Project" que pode ter várias apresentações ou "Views", por exemplo, um "Project" pode ter uma "View" para médicos e outra para administrativos. Assim, para criar uma base de dados é necessário criar um "Project" e, pelo menos, uma "View" da seguinte forma:

Clicar em MAKEVIEW e depois:

1º - No Menu FILE, seleccione "New" para criar uma nova View (claro que, caso quisesse abrir uma já existente, seria "Open")

2º - Dê um nome ao novo "Project" - ex.: Experiência

3º - Dê um nome à "View" - ex.: Terapeuta

4º - Agora vai criar as variáveis ou campos da "View", colocando o cursor no local onde quer ver aparecer a variável e clicando sempre no botão direito do rato. Aparece-lhe uma janela onde escreve o nome da variável e a caracteriza como sendo de texto (até 255 caracteres), numérica, data, multilinha (de texto mas sem limite, ideal para comentários), etc.

Nesta caixa de diálogo é possível também criar variáveis que já tem valores predeterminados (legal values) e dispô-las num botão que as desenrole (pull down button), ou numa caixa de botões de verificação com cruz, e ainda criar um botão para uma outra base de dados relacionada.

Para criar uma segunda variável é necessário, ou repetir o mesmo processo para reabrir mais uma caixa de diálogo, ou simplesmente fazer ENTER (automaticamente a variável seguinte será colocada no espaço vazio seguinte).

Índice

Apresentação do programa

Introduzir dados

Criar e modificar variáveis numa base dados já existente

Criar programas para analisar os dados

Efectuar análises estatísticas

Compreender os resultados estatísticos

Bibliografia

Para reeditar e modificar uma variável já existente é só clicar duas vezes por cima do seu nome.

Para mover é clicar e arrastar com o rato.

Para alterar as dimensões é só clicar e arrastar as pequenas setas que aparecem nos limites do campo.

Para exercício proponho que sejam criadas as seguintes variáveis:

Variável

Tipo

Nome

texto

Data de nascimento

data em formato DD-MM-YYYY

Data actual

data em formato DD-MM-YYYY

Sexo

texto - legal com dois valores (Homem; Mulher)*

Peso

numérica com 3 algarismos (###)

Idade

numérica com 3 algarismos (###)

Comentários

multi-linha

* Seleccione o tipo de variável em "Type" como texto (o que aliás está já sempre seleccionado por defeito). Seguidamente clique no botão "Legal Values". Aparece-lhe uma nova caixa de diálogo onde lhe aparece duas opções: "Use Existing Table" a clicar se já tivéssemos criado os dois valores numa tabela, o que não é o caso actual, e "Create New" que é a opção a escolher neste caso. Depois de criar os dois valores - "Homem", "Mulher" -  sair fazendo OK.

 Se o espaço da primeira página não chega para colocar todas as variáveis pretendidas, poderemos adicionar mais uma página, clicando em "ADD PAGE".

Neste caso particular, foi criada uma variável Idade que poderá ser o resultado de uma operação matemática a partir dos valores de duas variáveis: Data Actual e Data de Nascimento.

Se quisermos que esta operação seja feita automaticamente quando introduzirmos os dados, temos que previamente criar um pequeno Programa e para isso clicamos, dentro do ecrã MAKEVIEW, no botão PROGRAM, situado à esquerda.

Aqui abrir-se-á uma janela onde em “Choose field where actions will occur” vamos seleccionar Idade e depois clicamos em ASSIGN. Esta variável seleccionada para ASSIGN é aquela que receberá o resultado dos cálculos. Neste caso particular, poderemos atribuir-lhe uma função já existente no EpiInfo, que produz o número de anos resultante da diferença entre duas datas. Esta função, assim como todas as outras que já existem no EpiInfo, poderão ser consultadas no Manual do EpiInfo ou no próprio Help do software. Neste caso, a função a digitar será Years(DataDeNascimento,DataActual) precedida de um sinal de igual ”=”. No final o editor deverá ter escrito: ASSIGN Idade=Years(DataDeNascimento,DataActual).

Agora é só salvar e sair do PROGRAM.

Este pequeno exemplo serve apenas para familiarizar o leitor para as possibilidades de automatizar previamente muitas funções e operações no EpiInfo.

© António Paula Brito de Pina, 2006