Legionelose – Doença dos Legionários (CID-10: A48.1)

Introdução clínica e epidemiológica

A legionelose é uma infecção bacteriana aguda que pode originar duas entidades clínica e epidemiologicamente distintas: a doença dos Legionários, pneumonia dos Legionários ou “legionelose pneumónica” (CID-10: A48.1), e a febre de Pontiac ou “legionelose não pneumónica” (CID-10: 48.2). A doença dos Legionários é potencialmente epidémica, com uma taxa de letalidade elevada (cerca de 40%), e o quadro clínico é constituído geralmente por febre superior a 39ºC, mialgias, tosse seca e pneumonia focal, que pode progredir bilateralmente e originar insuficiência respiratória. A febre de Pontiac é uma doença benigna, com “quadro clínico idêntico ao das viroses”, sem pneumonia, e a recuperação é espontânea (2-5 dias sem tratamento).

O agente etiológico é a Legionellae pneumophila, o seu reservatório primário é aquático, tendo sido isolado em equipamentos de climatização ambiente, como sistemas centralizados de ar condicionado (com torres de refrigeração a água) e/ou aquecimento, humidificadores, condensadores, em jacuzis, fontes de decoração, torneiras, etc.. O tempo de incubação habitual da doença dos Legionários é de 5-6 dias (variação: 2-10 dias); na febre de Pontiac é de 24-48 horas. A via aérea é o único modo de transmissão conhecido (gotículas de águas/aerossol contaminado).

A instituição precoce de antibioterapia (eritromicina, claritromicina, azitromicina ou fluoroquinolonas) é essencial para o controlo dos indivíduos com doença dos Legionários; os aminoglicosideos, cefalosporinas e penicilina são ineficazes no tratamento da doença. Perante um caso de doença, provável ou confirmado, deve iniciar-se de imediato a investigação dos contactos (domicílio, local de trabalho, etc.) e procurar detectar uma fonte ambiental de contágio. A ocorrência de um caso nosocomial implica a investigação imediata de possíveis fontes de contágio.

Critérios laboratoriais de diagnóstico

Critérios de presunção:

Critérios de confirmação:

Classificação dos casos

Caso provável: quadro clínico compatível, associado a um critério de diagnóstico laboratorial de “presunção”.

Caso confirmado: quadro clínico compatível, associado a um critério laboratorial de “confirmação”.

Nota

A doença dos Legionários é uma Doença de Declaração Obrigatória (DDO) em Macau, desde 1999. Os casos prováveis ou confirmados devem ser notificados à autoridade sanitária pelos médicos clínicos e laboratórios de análises. A febre de Pontiac não é DDO.