Factores de risco e prevalência do excesso de peso, e comportamentos para perder peso em adolescentes

Estudo original: Braga, 2003

Resumo

A prevalência de excesso de peso tem-se incrementado de forma importante nas últimas décadas até chegar a constituir, actualmente, um dos problemas de saúde mais importantes na adolescência, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Por outro lado nos países desenvolvidos os jovens apresentam uma tendência crescente para se preocuparem com o peso, e, consequentemente, põem em prática frequentemente comportamentos para o seu controle, alguns dos quais podem pôr em risco a sua saúde.

Para perceber esses comportamentos, foi realizado um estudo descritivo, de prevalência de excesso de peso na população de adolescentes do Concelho de Braga. Estudou-se a associação do excesso de peso com o sexo, a idade e o nível sócio-económico. Este estudo permitiu também obter informação dos comportamentos para perder peso – dieta, actividade física, indução do vómito, uso de comprimidos e uso de laxantes.

A metodologia consistiu na aplicação dum questionário e na medição do peso e altura a alunos de uma amostra aleatória de turmas e de escolas do ensino básico e secundário do Concelho de Braga.

Participaram no estudo 452 alunos (54,4 % rapazes e 45,6% raparigas) de idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. A prevalência de excesso de peso foi de 22,8% (IC95%, de 18,9 a 26, 7%). A proporção de alunos com desejo de perder peso foi de 40,5%. A proporção de alunos que já tentaram perder peso foi de 26,8%. A proporção que já fizeram dieta para perder peso foi de 16,6%. Responderam estar a fazer dieta actualmente 6,2%. A proporção de alunos que afirmam praticar actividade física foi de 61,5%. A proporção de alunos que praticam comportamentos purgativos e de que tomam comprimidos foi de 5,8%.

A elevada prevalência de excesso de peso e a pratica de comportamentos não saudáveis para perder peso permite concluir sobre a importância de programas de intervenção dirigidos à promoção da saúde e à prevenção de excesso de peso e de comportamentos não saudáveis de controlo de peso.

Contacto com a autora: amparo@srsbraga.min-saude.pt

© Maria Amparo Barreiro, 2005