Maria Amparo Barreiro Carracedo

Nasceu na Galiza, Espanha. Licenciou-se em Medicina e Cirurgia, em 1987, na Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela. Em 1999 obteve o título de Doutora em Medicina e Cirurgia pela mesma Universidade.

Após a Licenciatura, depois de exercer como médica de clínica geral, frequentou um Mestrado em Epidemiologia no Instituto Pedro Kourí de Havana, Cuba. Dedicou-se à investigação epidemiológica no Serviço de Medicina Preventiva e Saúde Pública do Hospital Clínico Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela, obtendo em 1993 o Reconhecimento de Suficiência Investigadora positiva. Foi bolseira do “Fundo de Investigação da Segurança Social (FISS)” e conseguiu um subsidio desta Instituição e do Governo Galego para realizar a sua Tese de Doutoramento sobre “Cancro do pulmão e exposição ao radão doméstico: um estudo de casos e controlos”. Posteriormente continuou a investigação nesta área com um projecto de investigação sobre “Mapa de contaminação por radão nos domicílios galegos”, projecto também subsidiado pelo Governo da Galiza.

Em 1999 veio para Portugal onde trabalhou como clínica geral contratada pela Sub-Região de Saúde de Braga, até o seu ingresso no Internato Complementar de Saúde Pública em 2002. No âmbito do Internato realizou uma investigação sobre “Prevalência do excesso de peso e comportamentos para perder peso em adolescentes”. Também no âmbito do Internato elaborou um "Programa de educação sexual e prevenção da gravidez não desejada em adolescentes". Em 2004 obteve o Grau de Assistente em Saúde Pública.

Frequentou diversos cursos de Pós-graduação em Medicina Tropical, de Doutoramento em Medicina Ambiental e do Comportamento, de Saúde Pública e Educação para a Saúde, de Segurança, Higiene e Patologia Laboral e de Epidemiologia Moderna e Epidemiologia Nutricional.

Actualmente exerce a sua actividade como médica de saúde pública na Unidade Operativa de Saúde Pública de Braga.

(Portal de Saúde Pública, 2005)