Estabelecimentos de Restauração e Bebidas

Avaliação

Guião de Vistoria

Estabelecimentos de Restauração e Bebidas

Características Tecnico-Sanitárias

Estabelecimento de Restauração  [   ]

Estabelecimento de Bebidas  [   ]

Cantina / Refeitório  [   ]

Nome do estabelecimento:

Endereço:

CP:                                                                                Telefone:

Licenciamento: [ s ] [ n ]             Alvará nº                                                    Data:

Nome do proprietário/responsável:

Morada:

CP:                                                                                 Telefone:

Avaliação global:    Muito bom [   ]     Bom [   ]     Satisfatório [   ]     Insuficiente [   ]     Mau [   ]

Data da avaliação:                                                                                 Rubrica:

 

A.  Instalações — Característica Gerais

(Não assinalar os itens que não se aplicam)

Sim

Não

01.  Acesso e zonas de comunicação adequadas

[   ]

[   ]

02.  Ausência de comunicação directa com habitação

[   ]

[   ]

03.  Inexistência de locais ou instalações insalubres nas proximidades

[   ]

[   ]

04.  Inexistência de animais domésticos no interior das instalações

[   ]

[ a ]

05.  Abastecimento de água potável

[   ]

[ a ]

06.  Sistema adequado de drenagem de águas residuais

[   ]

[ a ]

07.  Pé direito regulamentar

[   ]

[   ]

08.  Ventilação natural e/ou artificial adequada

[   ]

[ c ]

09.  Iluminação natural e/ou artificial adequadas

[   ]

[   ]

10.  Bom estado de conservação geral

[   ]

[ c ]

11.  Bom estado de limpeza geral

[   ]

[ b ]

12.  Bom estado de arrumação geral

[   ]

[ b ]

13.

[   ]

[   ]

14.

[   ]

[   ]

15.

[   ]

[   ]

Somatório (máximo: 15) →

   

 

a

b

c

d

e f g

 

B.  Cozinha e Anexos

(Não assinalar os itens que não se aplicam)

Sim

Não

16.  Pavimentos lisos, resistentes, impermeáveis e de lavagem fácil

[   ]

[ a ]

17.  Pavimentos antiderrapantes, incombustíveis e não putrescíveis

[   ]

[   ]

18.  Pavimento da cozinha com ligeira inclinação orientada para um orifício de escoamento de águas, dotado de grelha e sifonado

[   ]

[   ]

19.  Paredes lisas, resistentes, incombustíveis, de cores claras e de fácil limpeza

[   ]

[   ]

20.  Cozinha com paredes impermeabilizadas até pelo menos 1,5m de altura

[   ]

[   ]

21.  Tectos lisos, incombustíveis, com revestimento adequado e de fácil limpeza

[   ]

[   ]

22.  Delimitação adequada entre “zona limpa” e “zona suja”

[   ]

[ c ]

23.  Sistema eficaz de exaustão de fumos e cheiros, com retenção de gorduras

[   ]

[ c ]

24.  Abertura das condutas de fumo a pelo menos 0,5m acima da parte mais elevada das coberturas dos prédios/habitações contíguas

[   ]

[   ]

25.  Sistema adequado de exaustão de gases do esquentador (conduta)

[  ]

[ b ]

26.  Sistema adequado para deposição de resíduos sólidos

[   ]

[ b ]

27.  Banca de lavagem de utensílios (lava-loiças) com água corrente quente

[   ]

[ a ]

28.  Cozinha com lavatório para utilização do pessoal, com sabão líquido e toalhetes descartáveis

[   ]

[   ]

29.  Tampos das bancadas de preparação de alimentos em material liso, resistente, não putrescível e de fácil limpeza/lavagem

[   ]

[ a ]

30.  Zonas adequadas e bem delimitadas para a armazenagem de víveres

[   ]

[   ]

31.  Equipamentos de frio adequados para conservação de alimentos (refrigeração e congelação), considerada a capacidade do estabelecimento

[   ]

[   ]

32.  Armários adequados para acondicionamento de toalhas, copos, talheres e outros utensílios para uso dos utentes/clientes

[   ]

[   ]

33.  Armários adequados para acondicionamento de matérias primas e produtos alimentares que não necessitam de refrigeração ou congelação

[   ]

[   ]

34.  Pavimentos em bom estado de conservação e limpeza

[   ]

[ a ]

35.  Paredes em bom estado de conservação e limpeza

[   ]

[ b ]

36.  Tectos em bom estado de conservação e limpeza

[   ]

[ c ]

37.  Bancas e outros equipamentos em bom estado de conservação e limpeza

[   ]

[ b ]

38.  Equipamentos de frio sem cheiros e em bom estado de conservação e limpeza

[   ]

[ b ]

39.  Acondicionamento/arrumação adequada dos produtos alimentares dentro dos equipamentos de frio (sem promiscuidade entre alimentos crus e cozinhados)

[   ]

[ b ]

40.  Inexistência de equipamentos/utensílios putrescíveis e não inócuos,  utilizados na preparação e acondicionamento de alimentos

[   ]

[ a ]

41.  Manuseamento de alimentos preparados com talheres e pinças inoxidáveis e devidamente limpos

[   ]

[ b ]

42.  Resíduos sólidos bem acondicionados (inclui recolha e destino)

[   ]

[ b ]

43.  Vasilhame, matérias primas e produtos alimentares bem acondicionados

[   ]

[ b ]

44.  Lavagem de louça efectuada em máquina com água quente

[   ]

[ a ]

45.

[   ]

[   ]

Somatório (máximo: 30) →

   

 

a

b

c

d

e f g

 

C.  Instalações Sanitárias e Vestiários

(Não assinalar os itens que não se aplicam)

Sim

Não

46.  I.S. do público separadas por sexo

[   ]

[   ]

47.  I.S. do público com antecâmara

[   ]

[ c ]

48.  I.S. do público com peças regulamentares (lavatório, sanita, urinol) e de acordo com a capacidade máxima do estabelecimento

[   ]

[   ]

49.  I.S. de homens (público) com urinol em compartimento separado da sanita

[   ]

[   ]

50.  I.S. do público dotadas de papel higiénico

[   ]

[   ]

51.  I.S. do público dotadas de porta-toalhetes e/ou secador de mãos

[   ]

[   ]

52.  I.S. do público com ventilação e iluminação adequadas (natural e/ou artificial)

[   ]

[ b ]

53.  I.S. do público com pavimentos lisos, impermeáveis e facilmente laváveis

[   ]

[ a ]

54.  I.S. do público com paredes impermeabilizadas, pelo menos até 1,5m de altura

[   ]

[ a ]

55.  I.S. do público com tectos lisos, de cores claras e de fácil limpeza

[   ]

[   ]

56.  Existência de I.S. para o pessoal/trabalhadores

[   ]

[   ]

57.  I.S. do pessoal separadas por sexo

[   ]

[   ]

58.  I.S. do pessoal sem comunicação directa com zonas de refeição, atendimento, preparação ou acondicionamento de produtos alimentares

[   ]

[   ]

59.  I.S. do pessoal dotadas de porta-papel higiénico

[   ]

[   ]

60.  I.S. do pessoal dotadas de porta-toalhetes e/ou secador de mãos

[   ]

[   ]

61.  I.S. do pessoal com ventilação adequada (natural e/ou artificial)

[   ]

[ c ]

62.  I.S. do pessoal com pavimentos lisos, impermeáveis e facilmente laváveis

[   ]

[ a ]

63.  I.S. do pessoal com paredes impermeabilizadas, pelo menos até 1,5m de altura

[   ]

[ a ]

64.  I.S. do pessoal com tectos lisos, de cores claras e de fácil limpeza

[   ]

[   ]

65.  I.S. do pessoal equipadas com chuveiro, com água quente

[   ]

[   ]

66.  Existência de vestiários para o pessoal, com cacifos individuais em número suficiente e com as dimensões regulamentares

[   ]

[   ]

67.  I.S. do público com pavimentos, paredes e tectos limpos

[   ]

[   ]

68.  I.S. do público com louças sanitárias conservadas e limpas

[   ]

[ a ]

69.  I.S. do público com retretes e autoclismos operacionais

[   ]

[ a ]

70.  I.S. do público com água corrente e dotadas de papel higiénico e sabão líquido

[   ]

[ a ]

71.  I.S. do público dotadas de toalhetes descartáveis e/ou secador de mãos operacional

[   ]

[ a ]

72.  I.S. do pessoal com pavimentos, paredes e tectos limpos

[   ]

[   ]

73.  I.S. do pessoal com louças sanitárias conservadas e limpas

[   ]

[ a ]

74.  I.S. do pessoal com retretes e autoclismos operacionais

[   ]

[ a ]

75.  I.S. do pessoal com água corrente e dotadas de papel higiénico e sabão líquido

[   ]

[ a ]

76.  I.S. do pessoal dotadas de toalhetes descartáveis e/ou secador de mãos operacional

[   ]

[ a ]

77.  Vestiários do pessoal com pavimentos, paredes e tectos limpos

[   ]

[   ]

78.  Cacifos do pessoal limpos e em bom estado de conservação

[   ]

[   ]

79.

[   ]

[   ]

Somatório (máximo: 34) →

   

 

a

b

c

d

e f g

 

D.  Zonas de Atendimento do Público

(Não assinalar os itens que não se aplicam)

Sim

Não

80.  Pavimentos lisos, resistentes e de fácil limpeza/lavagem

[   ]

[   ]

81.  Paredes e tectos lisos e de fácil limpeza

[   ]

[   ]

82.  Mesas com tampos lisos, resistentes e de fácil limpeza

[   ]

[   ]

83.  Balcões lisos, resistentes e de fácil limpeza

[   ]

[   ]

84.  Equipamento adequado para protecção de produtos alimentares expostos

[   ]

[ a ]

85.  Pavimentos, paredes e tectos em bom estado de conservação e limpos

[   ]

[ b ]

86.  Equipamentos e utensílios em bom estado de conservação e limpos

[   ]

[ b ]

87.  Sinalização adequada e desimpedimento das saídas de emergência

[   ]

[ b ]

88.

[   ]

[   ]

Somatório (máximo: 09) →

   

 

a

b

c

d

e f g

 

E.  Higiene e Saúde do Pessoal

(Não assinalar os itens que não se aplicam)

Sim

Não

89.  Empregados com uniforme limpo e adequado (inclui o estado de conservação)

[   ]

[ b ]

90.  Empregados com boa higiene individual (inclui mãos e unhas)

[   ]

[ a ]

91.  Empregados sem ferimentos expostos (todos os ferimentos devem estar protegidos)

[   ]

[ a ]

92.

[   ]

[   ]

Somatório (máximo: 04) →

   

 

a

b

c

d

e f g

 

F.  Outros Aspectos Tecnico-Sanitários

(Não assinalar os itens que não se aplicam)

Sim

Não

93.  Produtos alimentares com bom aspecto macroscópico

[   ]

[ a ]

94.  Produtos alimentares dentro do prazo de validade

[   ]

[ a ]

95.  Matérias primas e alimentos acondicionados correctamente

[   ]

[ a ]

96.  Inexistência de alimentos no chão ou a menos de 20cm do solo

[   ]

[ a ]

97.  Empregados e manipuladores de alimentos com formação específica (curso)

[   ]

[   ]

98.

[   ]

[   ]

99.

[   ]

[   ]

100.

[   ]

[   ]

Somatório (máximo: 08) →

   

 

Somatório total = número de verificações "não" (máximo: 100) →

 

 

a

b

c

d

e f g

 

Observações, orientações e recomendações:

 

 

 

 

 

 

 

Inutilização de alimentos: [ s ] [ n ]          Inspecção/vistoria com a participação de:

Tipo:                                                                             Quantidade (gramas):

 

Vistoria efectuada por:

 

 

 

___________________   ___________________

Confirmação:

 

 

 

______________________________________

(Técnicos que efectuaram a vistoria)

Proprietário/responsável do estabelecimento

 

a

b

c

d

e f g

 

Critérios de Avaliação e Classificação:

[ a ]: exclui as classificações satisfatório, bom e muito bom;

[ b ]: exclui as classificações bom e muito bom;

[ c ]: exclui a classificação muito bom.

 

Classificação Final — Somatório de Verificações "Não"

Muito bom

Bom

Satisfatório

Insuficiente

Mau

0-10%

11-25%

26-50%

51-75%

76%-100%

Fórmula de Cálculo:

Classificação = (Nº total de "não" ÷ Nº de itens assinalados) x 100

Fernando Costa Silva @ Portal de Saúde Pública, 2005