Varicela (CID-10: B01)

Introdução clínica e epidemiológica

É uma doença viral aguda, muito contagiosa, caracterizada por exantema papulovesicular difuso de início súbito e febre ligeira, sem outra causa aparente. As vesículas são monoloculares e cicatrizam com crostas granulosas. As lesões exantemáticas apresentam-se simultâneamente em diferentes estadios evolutivos e são mais abundantes nas regiões não expostas do corpo, nomeadamente couro cabeludo e axilas; pode ocorrer ainda enantema conjuntival e das mucosas da boca e aparelho respiratório superior.

O homem é o único reservatório do agente etiológico e o período de incubação é de 13-20 dias. A transmissão pode ser directa (contacto directo e via aérea) ou indirecta (fómites contaminadas).

O controlo dos doentes deve considerar: a) precauções de isolamento (locais públicos), b) evicção escolar, c) tratamento específico com aciclovir ou vidarabine, e d) desinfecção de fómites contaminadas. O controlo dos contactos inclui a administração de imunoglobulina específica nas primeiras 72-96 horas; esta imunoglobulina também deve ser aplicada a recém-nascidos cujas mães foram infectadas no período de cinco dias antes a dois dias após o parto.

Critérios laboratoriais de diagnóstico

Isolamento do virus varicela-zoster numa amostra clínica, ou

Demonstração de aumento significativo do título de anticorpos virais específicos IgG, através de um teste imuno-serológico.

Classificação dos casos

Caso provável: quadro clínico compatível, sem confirmação laboratorial nem relacionado epidemiologicamente com um caso confirmado.

Caso confirmado: doença confirmada laboratorialmente, ou quadro clínico compatível e relacionado epidemiologicamente com um caso confirmado.

Notas

A varicela é uma Doença de Declaração Obrigatória em Macau, desde 1999.  Todos os casos prováveis ou confirmados devem ser prontamente notificados à autoridade sanitária pelos médicos clínicos e laboratórios de análises.

O actual programa de vacinação não inclui a administração gratuita da vacina contra a varicela, embora esta seja uma doença evitável pela vacinação cuja prevenção primária se alicerça na vacinação de crianças a partir dos doze meses de idade. Esta vacina pode contudo integrar o PVM num futuro próximo, se a situação epidemiológica do Território o justificar.

A ocorrência desta doença em instituições escolares implica a aplicação do regime de evicção escolar (Decreto-Lei n.º 1/97/M, de 20 de Janeiro). Para os indivíduos doentes, o período de afastamento da instituição (isolamento profilático) deve manter-se por um período de cinco dias após o início da erupção.