Escarlatina (CID-10: A38)

Introdução clínica e epidemiológica

Esta doença é devida a infecção por um estreptococo ß-hemolítico do Grupo A (Streptococcus pyogenes) e o seu quadro clínico habitual é constituído pelos sinais e sintomas da faringo-amigdalite estreptocócica, enantema, língua de morango e exantema punctiforme. Este eritema pode invadir o pescoço, peito, pregas axilares, cotovelos, verilhas e face interna das coxas, poupando a face, palma das mãos e planta dos pés.

O homem (doente ou portador) é o único reservatório do agente etiológico. O tempo médio de incubação é 2 dias (variação: 1-6 dias). A transmissão ocorre por via aérea (gotículas de expectoração), através do contacto directo contínuo com doentes ou, mais raramente, através de contacto indirecto (objectos e alimentos contaminados).

O controlo dos indivíduos infectados inclui antibioterapia (penicilina/eritromicina), isolamento com desinfecção concorrente (secreções/excreções e fómites) e evicção escolar. Para o controlo dos contactos que manipulam alimentos, ou que têm antecedentes de febre reumática ou síndrome de choque tóxico por estreptococo, deve instituir-se um regime quimioprofilático (penicilina/eritromicina).

Critérios laboratoriais de diagnóstico

Cultura-isolamento do agente etiológico, ou

Detecção antigénica.

Classificação dos casos

Caso provável: quadro clínico compatível, sem confirmação laboratorial.

Caso confirmado: quadro clínico compatível, confirmado laboratorialmente.

Notas

A escarlatina é uma Doença de Declaração Obrigatória em Macau. Todos os casos prováveis ou confirmados devem ser notificados à autoridade sanitária pelos médicos clínicos e laboratórios de análises.

A ocorrência desta doença em instituições escolares implica a aplicação do regime de evicção escolar (Decreto-Lei n.º 1/97/M, de 20 de Janeiro). Para os indivíduos doentes o período de afastamento da instituição (isolamento profilático) mantém-se até à cura clínica, ou até 24 horas após o início de um regime terapêutico adequado, devidamente comprovado por declaração médica.