Dengue (CID-10: A90)

Introdução clínica e epidemiológica

Doença febril aguda caracterizada por início súbito com cefaleias intensas, dor retro-auricular, dores musculares, artralgias, exantema, manifestações hemorrágicas e leucopenia.  As consequências graves da doença, como a febre hemorrágica por dengue e a síndrome de choque hemorrágico (CID-9: 065.4; CID-10: A91), são raras mas geralmente fatais.

O mosquito Aedes aegypti é o principal vector da doença e a transmissão ocorre frequentemente em regiões tropicais e subtropicais. O período de incubação habitual é 5-7 dias (variação: 3-14 dias). Não é uma doença transmissível de pessoa a pessoa. A infecção confere imunidade homóloga para toda a vida (a infecção por um serótipo não confere imunidade para os restantes).

O controlo dos doentes e contactos inclui o isolamento relativamente a mosquitos, durante o período de transmissão (cerca de uma semana), através da utilização de redes mosquiteiras e insecticidas.

Critérios laboratoriais de diagnóstico

Isolamento dos virus dengue no soro, plasma, leucócitos e/ou amostras de tecidos de autópsia, ou

Demonstração de aumento no título de anticorpos virais específicos IgG ou IgM (aumento do título de anticorpos de pelo menos quatro vezes), em amostras de soro emparelhadas, ou

• Demonstração de antigénios dos virus em amostras de tecidos de autópsia, por imunohistoquímica ou imunofluorescencia, ou em amostras de soro através de métodos imunoenzimáticos, ou

Detecção de sequências genomicas virais em amostras de tecidos de autópsia, de líquido cefalo-raquidiano, ou soro, através de PCR ("polymerase chain reaction").

Classificação dos casos

Caso suspeito: quadro clínico compatível sem confirmação laboratorial.

Caso provável: quadro clínico compatível associado a um ou mais dos seguintes aspectos:

Caso confirmado: quadro clínico compatível, com confirmação laboratorial.

Notas

O dengue (incluindo a febre hemorrágica e o síndrome de choque) é uma Doença de Declaração Obrigatória em Macau.  Todos os casos suspeitos, prováveis ou confirmados devem ser prontamente notificados à autoridade sanitária pelos médicos clínicos e laboratórios de análises.

A febre hemorrágica por dengue é uma doença febril aguda que apresenta manifestações hemorrágicas de intensidade variável, trombocitopenia (contagem de plaquetas inferior a 100.000/mm3) e hemoconcentração (hematócrito aumentado em, pelo menos, 20%), ou evidência clínica de permeabilidade capilar aumentada.

Os doentes com síndrome de choque hemorrágico apresentam, além do quadro clínico-laboratorial da febre hemorrágica por dengue, hipotensão e redução do intervalo sisto-diastólico (intervalo geralmente inferior a 20 mmHg).