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Investigação e Estatística 2.3 Associação Entre Variáveis Qualitativas e Quantitativas Teste de Student/anova e Teste de Mann-Whitney/Kruskal-Wallis |
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Agora execute o comando MEANS da variável Idade segundo o Sexo ("crosstabulated by value of ..."). Além das Médias, Desvios-padrão, Medianas, Quartis, etc. das idades para os dois sexos, aqui temos ainda os resultados dos típicos testes de homogeneidade nos quais a pergunta é "haverá diferenças entre os dois grupos (masculino/feminino) quanto à idade?". O EpiInfo vomita os resultados do teste ANOVA (correspondem ao teste t de Student quando é aplicado apenas para duas subamostras) e do teste de Kruskal-Wallis (que correspondem ao teste U de Mann-Whitney/Wilcoxon quando é também aplicado apenas para duas sub amostras). O teste ANOVA exige muitos pressupostos pelo que é perigoso ser utilizado por principiantes, especialmente em amostras de pequena dimensão. Em alternativa, recomendo utilizar sempre os resultados do teste de Kruskal-Wallis porque é robusto, muito conservador e não exige nenhum pressuposto. O Kruskal-Wallis pode ser utilizado para variáveis quantitativas e qualitativas ordinais, tal como a Mediana. No entanto, caso haja interesse em utilizar o ANOVA, atendendo que quando se cumprem os seus pressupostos, este teste é de facto um pouco mais potente que o Kruskal-Wallis, recomenda-se fazê-lo só nestas circunstâncias: 1º- A variável a testar terá de ser quantitativa. 2º- Quando os grupos têm dimensões diferentes, deverá existir homogeneidade nas variâncias, ou seja, o "p" do teste de Bartlett, efectuado automaticamente pelo EpiInfo deve ser superior a 0,05. No caso do nosso exemplo é 0,9385 pelo que se conclui estar cumprido este pressuposto. 3º- Quando pelo menos um dos grupos tem menos de 30 elementos, deverão os diversos grupos ter uma distribuição Normal. Infelizmente, o EpiInfo não executa qualquer teste para confirmar esta Normalidade, pelo que se aconselha a nunca aplicar o ANOVA nestes casos. No caso do nosso exemplo, o grupo de mulheres tem apenas 2 elementos e o grupo de homens apenas 3 elementos, pelo que nunca se deveria utilizar o ANOVA. Apenas o teste de Kruskal-Wallis poderia ser aplicado, não sendo as diferenças estatisticamente significativas (p=0,5637). |
Índice Parte 1 - metodologia básica da investigação 1º Identificação do assunto a investigar 2º Identificação das variáveis do estudo 3º Identificação da população e amostra do estudo 4º Definição do desenho do estudo 5º Planeamento da recolha e análise dos dados 6º Interpretação dos resultados (e elaboração do relatório) Parte 2 - noções de estatística 2.2 Testes Qui-quadrado e Fisher 2.3 Testes de Student / ANOVA e de Mann-Whitney / Kruskal-Wallis 3.1 Estudos de coorte 3.2 Estudos de caso-controlo Anexo 1 - Revisão bibliográfica Anexo 2 - Controlo das variáveis interferentes |
© António Paula Brito de Pina, 2006