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Investigação e Estatística

2.3 Associação Entre Variáveis Qualitativas e Quantitativas

Teste de Student/anova e Teste de Mann-Whitney/Kruskal-Wallis

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Agora execute o comando MEANS da variável Idade segundo o Sexo ("crosstabulated by value of ...").

Além das Médias, Desvios-padrão, Medianas, Quartis, etc. das idades para os dois sexos, aqui temos ainda os resultados dos típicos testes de homogeneidade nos quais a pergunta é "haverá diferenças entre os dois grupos (masculino/feminino) quanto à idade?".

O EpiInfo vomita os resultados do teste ANOVA (correspondem ao teste t de Student quando é aplicado apenas para duas subamostras) e do teste de Kruskal-Wallis (que correspondem ao teste U de Mann-Whitney/Wilcoxon quando é também aplicado apenas para duas sub amostras).

O teste ANOVA exige muitos pressupostos pelo que é perigoso ser utilizado por principiantes, especialmente em amostras de pequena dimensão. Em alternativa, recomendo utilizar sempre os resultados do teste de Kruskal-Wallis porque é robusto, muito conservador e não exige nenhum pressuposto. O Kruskal-Wallis pode ser utilizado para variáveis quantitativas e qualitativas ordinais, tal como a Mediana.

No entanto, caso haja interesse em utilizar o ANOVA, atendendo que quando se cumprem os seus pressupostos, este teste é de facto um pouco mais potente que o Kruskal-Wallis, recomenda-se fazê-lo só nestas circunstâncias:

1º- A variável a testar terá de ser quantitativa.

2º- Quando os grupos têm dimensões diferentes, deverá existir homogeneidade nas variâncias, ou seja, o "p" do teste de Bartlett, efectuado automaticamente pelo EpiInfo deve ser superior a 0,05. No caso do nosso exemplo é 0,9385 pelo que se conclui estar cumprido este pressuposto.

3º- Quando pelo menos um dos grupos tem menos de 30 elementos, deverão os diversos grupos ter uma distribuição Normal. Infelizmente, o EpiInfo não executa qualquer teste para confirmar esta Normalidade, pelo que se aconselha a nunca aplicar o ANOVA nestes casos.

No caso do nosso exemplo, o grupo de mulheres tem apenas 2 elementos e o grupo de homens apenas 3 elementos, pelo que nunca se deveria utilizar o ANOVA. Apenas o teste de Kruskal-Wallis poderia ser aplicado, não sendo as diferenças estatisticamente significativas (p=0,5637).

Índice

Parte 1 - metodologia básica da investigação

1º  Identificação do assunto a investigar

2º  Identificação das variáveis do estudo

3º  Identificação da população e amostra do estudo

4º  Definição do desenho do estudo

5º  Planeamento da recolha e análise dos dados

6º  Interpretação dos resultados (e elaboração do relatório)

Parte 2 - noções de estatística

1. Estatística descritiva

2. Estatística dedutiva

2.1  Intervalos de confiança

2.2  Testes Qui-quadrado e Fisher

2.3  Testes de Student / ANOVA e de Mann-Whitney / Kruskal-Wallis

3. Força da associação

3.1  Estudos de coorte

3.2  Estudos de caso-controlo

Anexo 1 - Revisão bibliográfica

Anexo 2 - Controlo das variáveis interferentes

Anexo 3 - Cálculo da dimensão da amostra

Bibliografia

© António Paula Brito de Pina, 2006